ATIVIDADE SEXUAL
Antes de passar por uma prótese no quadril, muitos pacientes sentem-se inseguros para realizar atividade sexual pela dor e rigidez articular. Por isso, após melhora da qualidade de vida, da dor e mobilidade é normal que tenham aumento do interesse.
Pesquisas demonstram que a prótese total do quadril pode melhorar a satisfação e qualidade da atividade sexual, porém o medo de deslocamento da prótese e a vergonha em discutir esse assunto com o cirurgião e fisioterapeuta podem gerar insegurança na hora de praticar.
Estudo publicado no The Journal of Arthroplasty em 2014, avaliou o risco relativo de impacto e instabilidade articular durante atividade sexual após artroplastia total de quadril e analisou 12 posições sexuais através do estudo de captura de movimento com dois voluntários. Este estudo indicou 4 posições sexuais que contém riscos de luxação para as mulheres e homens: 3, 5, 8 e 10.
O tempo médio orientado entre a cirurgia e o início da atividade sexual varia de 6 a 8 semanas, mas alguns cuidados inicalmente devem ser tomados: travesseiros podem ser utilizados para conforto e apoio e algumas posições devem ser protegidas, tais como não flexionar o quadril acima de 90 graus e não cruzar as pernas.
Figura que indica posições sexuais analisadas com captura de movimento e análise 3D; Ø, símbolo que indica posição de risco para luxação de prótese.