A Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) celebra uma importante conquista, a aceitação do Dr. Giancarlo Cavalli Polesello na International Hip Society (IHS), tornando-se o segundo brasileiro a integrar essa renomada instituição e, atualmente, o único membro ativo representante da entidade. O Dr. Giancarlo, que também foi presidente da SBQ, segue os passos do saudoso professor Rudelli, o primeiro brasileiro a fazer parte da International Hip Society.
A IHS é uma entidade internacional fundada pelos pioneiros da cirurgia moderna do quadril, incluindo o Dr. John Charnley. Esta sociedade foi formada por especialistas ilustres da ortopedia que praticamente desenharam a cirurgia moderna do quadril. Dado o peso dessas personalidades, a sociedade se tornou extremamente importante mundialmente. “Para entrar, o cirurgião só pode ser admitido por convite dos seus pares, e a aprovação tem que ser unânime. O especialista indicado deve apresentar seu currículo traduzido para o inglês e ter trabalhos científicos publicados, que são rigorosamente analisados”, explicou o Dr. Giancarlo.
O ex-presidente conversou com a Revista O Quadril e nos contou como se deu o processo de filiação à entidade: “Fui aceito em dezembro de 2023, após um processo que começou em março do mesmo ano. Fui indicado pelos meus pares, traduzi meu currículo e o submeti à comissão que, após rigorosa análise, me aceitou. Recebi a carta de aceitação em dezembro, com a exigência de apresentar um trabalho científico original no evento de maio de 2024, em Atenas. Essa conquista é uma grande honra, um reconhecimento por toda a minha carreira. Representa muito para mim, é um sonho realizado para qualquer cirurgião de quadril.”
O especialista afirma que, com a afiliação, a abordagem e o cuidado que oferece aos pacientes serão mais modernos: “Minha afiliação certamente influenciará na abordagem e no cuidado dos meus pacientes, pois as ideias mais modernas e avanços são exibidos nesses eventos. Ao aprender com os maiores especialistas do mundo, posso implementar as melhores práticas e inovações no meu trabalho diário.”
Além disso, o Dr. Giancarlo comenta sobre os avanços e as inovações nas cirurgias de quadril: “Existem avanços significativos, como as próteses de dupla mobilidade e novas técnicas para evitar instabilidades nas artroplastias. Outra inovação é a prótese resurfacing de cerâmica, em estudo na Inglaterra, e avanços na área de infecção periprotética, com novos marcadores e tratamentos. Uma prática que pretendo implementar é a sonicação intraoperatória nas limpezas cirúrgicas de próteses infectadas, que permite a soltura dos biofilmes bacterianos no campo cirúrgico, algo muito interessante.”
Sobre as oportunidades de pesquisa e colaboração que o médico está mais entusiasmado em perseguir como membro da International Hip Society, ele nos falou que, “Existe a possibilidade de trabalhos conjuntos com colegas de outros países, pesquisa com novos materiais e técnicas cirúrgicas, além de publicações de resultados de longo prazo. Quero tentar veicular essas informações e novidades para meus colegas brasileiros e para a nossa sociedade.”
Dr. Giancarlo menciona que a tradução do currículo foi facilitada, por já estar preparado para a defesa de sua livre docência. Sua aceitação na IHS é um reconhecimento não só de sua competência, mas também de sua contribuição para a cirurgia de quadril no Brasil e no mundo.
Essa conquista reflete o compromisso contínuo da SBQ com a excelência e a inovação, celebrando a representação brasileira em uma das mais prestigiadas sociedades ortopédicas do mundo.